segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vereadores do Litoral entregam a Richa lista de propostas para recuperar a região

Preocupado com o futuro de Paranaguá e com o desenvolvimento do litoral paranaense, o vereador Eduardo de Oliveira (Edu, PSDB) se reuniu com demais vereadores para formular uma carta de intenções para a região. Segurança pública, saúde, turismo, meio ambiente, desenvolvimento portuário e demais situações de interesse da comunidade foram citados no documento. De posse desta carta de intenções os representantes públicos de Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina, Matinhos, Guaraqueçaba, Morretes e Guaratuba (que fazem parte de Associação das Câmaras Municipais do Paraná - Acamlipa) foram a Curitiba nesta sexta-feira (23) onde apresentaram as propostas ao pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa.
“Sabemos que Beto Richa tem bons projetos para o Litoral e, por isso, apresentamos algumas das principais reivindicações da nossa população. Nós vivemos essas dificuldades e, por isso, desde já estamos levantando estas situações e pedindo atenção nestes pontos” comentou o vereador Edu, vice-presidente da Acamlipa, sem esquecer-se de exaltar algumas das necessidades. “Precisamos de investimentos nos portos de Paranaguá e de Antonina, pavimentação e duplicação de estradas, saneamento básico, mais empregos, desenvolvimento turístico, construção de um hospital e um centro de eventos. A cadeia pública tem que sair imediatamente do centro da cidade e, além disso, precisamos quebrar certas barreiras ambientais para o nosso desenvolvimento”.
Quem também esteve acompanhando os vereadores do Litoral foi o ex-secretário Anti-drogas de Curitiba e Delegado da Policia Federal, Fernando Franscischini, que fez coro as palavras de Edu. “É inadmissível que a cadeia continue no centro da cidade, precisamos que esse problema seja resolvido de uma vez por todas. Precisamos resolver os problemas das drogas e aumentar o nosso efetivo de policiais. O litoral precisa ser tratado com mais carinho”, destacou. O candidato do PSDB, Beto Richa, concordou com as propostas e se mostrou satisfeito com o envolvimento dos vereadores do Litoral. “Nosso Litoral tem grandes carências e grandes potencialidades, mas está abandonado há anos”, disse Richa. “É preciso uma política pública mais vigorosa, que incentive o emprego e a renda, que fortaleça o turismo e que dê atenção a questões fundamentais como a saúde e a segurança.”




INFRAESTRUTURA E TURISMO

“Viemos mostrar ao Beto que estamos unidos em prol das mudanças. Estamos esquecidos há sete anos”, afirmou o vereador Luis Carlos Souza (PR), presidente da Câmara de Vereadores de Antonina. Ele destacou a necessidade da dragagem do Canal da Galheta, que permite acesso à Baía de Paranaguá.
“Outra área estratégica é a do turismo. O Litoral precisa do apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento de projetos turísticos”, disse Lourenço Fregonese, ex-deputado estadual. “Também precisamos de investimentos em saneamento básico”, completou o vereador José Reinaldo Müller (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores de Matinhos.
Também estiveram com Richa o ex-prefeito de Matinhos Francisco Carlim dos Santos (PSDB) e os vereadores de Matinhos Márcio José do Nascimento (PSDB), secretário-geral do partido no município, e Afonso Gerônimo Leite (PSDB). “A recuperação da orla de Matinhos e Caiobá é hoje um projeto essencial para o desenvolvimento do município”, sugeriu Carlim dos Santos.
Representaram a Acamlipa os vereadores Benedito Nagel (PDT), de Paranaguá; César Marinheiro (PSDB), Paulo Araújo (PSC) e José Carlos Gonçalves, o Jóia (PTN), de Guaratuba; Paulo Afonso (PDT), de Guaraqueçaba; Rodrigo de Moraes (PDT) e Williams Rapp (PR), de Morretes. O pré-candidato a deputado federal Fernando Francischini (PSDB) acompanhou o encontro.

PLANO DE GOVERNO

Beto Richa está percorrendo o Estado para reunir idéias e propostas para seu Plano de Governo. “É muito bom ver as pessoas se unindo e trazendo sua colaboração. O Litoral não ficará de fora”, disse Richa. Nos dias 28, 29 e 30 de abril, Richa participará de uma série de encontros com a população e lideranças de 21 cidades da região de Umuarama, no Noroeste do Paraná, para debater propostas do Plano de Governo.

PROPOSTAS DA ACAMLIPA
PARANAGUÁ
• Intervenção na área de segurança, com aumento do efetivo de policiais civis e militares e remoção da cadeia pública do centro de Paranaguá;
• Conclusão do Cais Oeste;
• Construção de um cais turístico no porto de Paranaguá;
• Entrância final no Fórum de Paranaguá;
• Investimento no Eco Turismo do Litoral;
• Revitalização do acesso ao porto de Paranaguá, com a construção de marginais, ciclovias e duas trincheiras;
• Construção de um Centro de Convenções no Litoral, para incrementar o setor de turismo;
• Quebra de barreiras ambientes que impedem o desenvolvimento da região

GUARATUBA
• Reativação do Projeto Baía Limpa em Guaratuba;
• Construção de um Centro de Eventos em parceria com o município;
• Investimento no aterro sanitário;
• Investimento no tratamento de esgotos;
• Construção de uma rampa para embarcações pesqueiras;
• Investimento no turismo do município;
• Duplicação da PR 412;
• Construção de um hospital.
GUARAQUEÇABA
• Pavimentação ou melhoria da estrada que liga Antonina a Guaraqueçaba (PR 405);
• Investimento do Estado na área educacional da região;
• Investimentos na saúde pública, incluindo as ilhas do Litoral.
MORRETES
• Melhorias no atendimento médico hospitalar na área de ginecologia e obstetrícia;
Construção de um viaduto na localidade do Rio Sagrado, entrada da cidade;
Trincheira interligando o centro e demais bairros da cidade.
ANTONINA
• Investimento na área de saneamento básico de Antonina;• Revitalização do acesso ao porto de Antonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário