quinta-feira, 13 de maio de 2010

Edu visita Posto de Saúde e cobra providências


Mais uma vez os problemas relacionados à saúde pública foram os assuntos principais na sessão da Câmara da última terça-feira. O vereador Eduardo de Oliveira (Edu) fez uso da tribuna para manifestar sua insatisfação com a forma com que a população está sendo tratada. O parlamentar citou, mais uma vez, problemas como a falta de medicamentos, falta de médicos e deficiência no transporte de enfermos.
O vereador citou o caso da Sra. Celma, moradora da Vila Guarani, que depois de ter marcado uma consulta em Curitiba e agendado com bastante antecedência com a Secretaria Municipal de Saúde para ter o transporte para o local, foi surpreendida com a informação de que não poderia ser atendida. A agravante da situação é que a paciente só foi comunicada apenas na sexta-feira, às 20h, que não poderia viajar, sendo que sua consulta era nas primeiras horas de segunda-feira. “É um absurdo o descaso com a população. Essa é a prova do descomprometimento desta administração”, desabafou Edu, lembrando que diante da situação, fez questão de acompanhar a munícipe, às 5h30 até o Departamento de Transportes para verificar o motivo do cancelamento. “Chegando lá me deparei com outros sérios problemas. Encontrei uma paciente que ia fazer hemodiálise e seu nome não constava na lista. Foi uma situação muito triste, ver aquela senhora chorando e desesperada pelo medo de não poder viajar. Como que isso pode acontecer? Isso tem que acabar”, comentou.
O vereador citou ainda problemas como a má situação dos veículos, a falta de segurança e outras situações que foram evidenciados nesta ocasião. Durante seu discurso vários parlamentares se posicionaram em relação ao assunto. Até mesmo vereadores da situação, como Leite Júnior e Sandra do Dorinho se manifestaram e externaram que estiveram reunidos com a secretária de municipal saúde, Isolda de Barros Maciel. Eles comentaram que a dirigente municipal argumentou que o transporte será reestabelecido e afirmaram que a denuncia em relação à falta de medicamentos não era verdadeira, já que o CME estava com o laboratório cheio de remédios.
Diante do fato o vereador Edu sugeriu aos vereadores que fizessem no mesmo dia uma visita aos postos de saúde para buscar a veracidade dos fatos. A sugestão foi aceita apenas pelos vereadores Marquinhos Roque e Nagel, que junto com Edu foram até o Unidade de Saúde Dona Baduca. No local ficou constatado que mesmo sendo de atendimento 24 horas, a farmácia é fechada a partir das 18h. “Mesmo com a farmácia fechada fomos informados que medicamentos de uso contínuo como: paracetamol, diclofenaco de sódio não tem há muito tempo. È mais uma prova dão descaso que a população está sofrendo”, comentou Edu.
Durante a visita os vereadores observaram uma série de deficiências no atendimento aos pacientes e ainda ouviram reclamações dos funcionários em relação à péssima qualidade das marmitas servidas e entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário